Hoje, a Trilha Inca Clássica para Machu Picchu - que, como parte do Santuário Histórico de Machu Picchu, foi declarada Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade, é a trilha de caminhada mais importante e popular da América do Sul, seguida por muitos milhares de ecoturistas e peregrinos modernos nas últimas 3 décadas. Sua extrema popularidade nos últimos anos - mais de 75.000 pessoas por ano percorrem a famosa trilha - levou a preocupações entre ambientalistas e historiadores de que a trilha está sofrendo degradação potencialmente irreparável.
O Instituto Nacional de Cultura (INC) e o Ministério da Indústria, Turismo, Integração e Comércio Internacional (MITINCI), reagindo à pressão de grupos como a UNESCO (que ameaçou rescindir o status de Patrimônio Mundial de Machu Picchu), instituíram mudanças nas práticas destinadas a limitar o número de visitantes e danos a Machu Picchu e à Trilha Inca, embora isso por si só possa não ser suficiente para evitar os danos da trilha.
Preparando conosco sua experiência na Trilha Inca
A rota clássica de 4 dias da Trilha Inca para Machu Picchu é ao longo de escadas de pedra talhadas à mão e trilhas através de suntuosas paisagens montanhosas e incrível floresta nublada, passando por rios caudalosos e dezenas de ruínas incas. A zona é habitada por orquídeas raras, 419 espécies de aves e até o urso-de-óculos indígena. A caminhada começa em Qorihuayrachina perto de Ollantaytambo - mais facilmente descrito como Km 88 da ferrovia de Cusco a Aguas Calientes. A rota de 43 km (26 milhas) passa por três passagens de montanha formidáveis, incluindo o punitivo "Passe da Mulher Morta", a uma altitude máxima de 4.200m (13.800 pés). A maioria dos grupos entra nas ruínas de Machu Picchu ao nascer do sol do quarto dia, embora outros, cujos membros não gostam de acordar às 3h30 para fazê-lo, cheguem durante toda a manhã.
Refeições: Almoço, lanches, chá da tarde e jantar.
Alojamento: Instalações para camping.
Distância: 11kms / 6,8 mls (6 horas a mais ou menos de caminhada)
Dificuldade: Fácil / Moderada.
Tempo a pé: Aproximadamente 6 horas (incluindo piquenique, almoço na rota).
Caminhada e terreno: Caminhe, galope, em estradas abertas, algumas trilhas
Hoje começa sua aventura de uma vida; Nossa Trilha Inca Clássica inclui a jóia dos Incas "As minas de sal de Maras". Vamos buscá-lo em seu hotel em nossa van particular muito cedo, às 5:30 da manhã. Viajaremos para Maras e uma maravilhosa pequena caminhada pelas minas de sal de Maras, uma jóia preciosa: as minas de sal de Maras. Uma miríade de terraços com crosta de sal precariamente se aninha nas encostas íngremes da montanha, enquanto um fluxo constante de água rica em minerais escorre por um gargarejo silencioso que de alguma forma desafia o tempo. As lagoas, você deve saber, estão em uso desde os tempos dos incas e antes.
Depois de uma hora, serão levados para o Vale Sagrado dos Incas, onde nossa van nos levará a Piskacucho, chamado km 82, onde começa a Trilha Inca Clássica. No caminho, paramos para tomar o café da manhã em Ollantaytambo às 6: 30-7 da manhã para carregar energia para o início da trilha. (O café da manhã não está incluso). Ao chegar no quilômetro 82, às 11h30, teremos algum tempo para organizarmos. No primeiro ponto de controle da Trilha Inca, esteja pronto para mostrar seus ingressos, passaportes e (se pagar uma taxa de estudante) seu cartão de estudante.
No início da trilha (2720m / 8923ft), atravessamos o rio Vilcanota e seguimos sua rota à direita. O primeiro dia é relativamente fácil, um aquecimento ao longo do terreno plano inca. Há excelentes vistas da Fortaleza Inca ('Huillca Raccay'), o vasto e incrível local inca de Llactapata (oficialmente chamado de 'Patallacta') e o belo pico nevado de 'W'akay Willca' (5860m / 19225ft) conhecido nos livros como Veronica. Nosso primeiro acampamento é Wayllabamba (3000m / 9842ft) no vale verde temperado com o mesmo nome. As temperaturas noturnas são de cerca de 5ºC, dependendo do mês.
Durante o dia, desfrutaremos de vistas espetaculares das montanhas cobertas de neve de Veronica (5.860 m), o vale verdejante ao nosso redor e uma infinidade de flora e fauna.
Depois de acordar entre as 5 e 5:30 da manhã e saborear um café da manhã quente, começamos uma subida íngreme em direção ao passo mais alto, abra de Warmihuañusca ou 'Passo da Mulher Morta' a 4200m / 13779pés. Neste dia, você sentirá uma verdadeira sensação de conquista ao chegar ao topo! Após de um merecido descanso, começamos a descida para onde paramos para almoçar, localizado em Pacaymayuc (3550m / 11646pés).
No caminho até a passagem, poderemos ver uma variedade de beija-flores e uma combinação de outras espécies de pássaros. Haverá tempo de sobra para apreciar a incrível variedade de plantas nativas e as árvores 'Polylepis' ou Q'ueuña que crescem na espantosa floresta nublada localizada a 3650m / 11972ft! Após o almoço, começa a segunda subida íngreme de duas horas até o passo Runkuraqay (quase 4000m / 13.123 pés). Chegamos ao nosso acampamento às 17h. As temperaturas neste acampamento são de cerca de 4ºC durante a noite.
Este é o dia mais impressionante até agora; tenha isso em mente ao subir no terceiro dia! Acordamos para o café da manhã às 6h e começamos o dia com uma subida suave para visitar o sítio arqueológico de 'Phuyupatamarca' (que significa 'Cidade nas nuvens'). Aqui chegamos ao terceiro ponto mais alto da trilha inca (3680m). As vistas das montanhas, desfiladeiros e arredores são espetaculares! O site inca de 'Phuyupatamarca' está localizado a alguns minutos a pé da terceira passagem. Depois de visitar este site, continuamos descendo 3000 escadas pela floresta nublada até o impressionante local agrícola inca de ‘Intipata. Depois de algum tempo para visitar este site, continuamos até chegar ao nosso terceiro acampamento, Wiñay Wayna. (2680m / 8792pés). Hoje, caminharemos apenas cerca de 4 a 5 horas. Chegamos ao acampamento na hora do almoço! A temperatura durante a noite é de cerca de 12° C. A uma curta caminhada de nosso acampamento, fica o famoso local inca de 'Wiñay Wayna' ('Eternamente jovem'). Mesmo se você se sentir cansado após a jornada de um dia, é um momento que você não pode perder, o local mais impressionante da trilha inca.
Refeições: Café da manhã
Distância: 6kms / 3.7mls
Dificuldade: Fácil
Por volta das 04:00, é hora de acordar, tomar café da manhã e começar o dia 4 na trilha inca para chegar a Machu Picchu a tempo. Esta é a parte final da sua jornada, chegando às 06:00 para chegar a Inti Punku ou A Porta do Sol. Nesse ponto, a majestosa Cidadela de Machu Picchu está diante de nós com sua beleza intensa - uma visão incrível para todos verem. A realidade do que o povo Inca deve ter encontrado em sua jornada cansativa para este templo expansivo de Machu Picchu. Neste ponto, caminhamos ladeira abaixo em direção à Cidadela de Machu Picchu. (2400m / 7872 pés).
Após caminhar 40 minutos, entramos na cidadela de cima através da "Casa dos Guardiões". A partir daí, prosseguimos para o ponto de controle onde registramos e deixamos nossos pertences. Seu guia profissional o guiará pelas impressionantes ruínas e suas principais ruas. Você pode passear pelas praças da cidade e subir as escadas esculpidas em pedra. Machu Picchu é considerado o centro espiritual do mundo pela sabedoria esotérica. Depois que a visita guiada terminar, você terá tempo livre para explorar o site por conta própria.
Você também terá tempo para se dedicar a algumas das atividades a seguir, se você escolher (não incluído no preço)
De volta a Cusco: você descerá para Aguas Calientes de ônibus (incluído) e depois embarcará no trem da Expedição para a Estação Ferroviária de Ollantaytambo “O horário de partida do trem pode variar de acordo com a programação e disponibilidade do trem”. Na estação ferroviária de Ollantaytambo, você encontrará nossa van particular e será transferido para o seu hotel em Cusco.
Fin de nuestros servicios
Para conocer la disponibilidad de espacios para este servicio, por favor contáctenos a info@incatrail.org y le enviaremos información detallada, precios, términos y condiciones.
Tenga en cuenta que existen importantes descuentos para grupos. Todos nuestros tours están completamente garantizados, con salida todos los días. Contáctenos para más información sobre el tour que ha elegido o para comenzar a personalizar su propio itinerario. Recomendaciones:
"ITEP Eco Travel es una agencia de viajes tour operador en Perú y la ciudad de Cusco. Sabemos realmente lo que hacemos y ofrecemos. Estamos bien gestionados, con varias oficinas en Perú y una larga lista de destinos turísticos, ofreciendo todas las alternativas de viajes en Perú, desde viajes familiares, viajes de luna de miel y viajes de lujo, hasta tours de aventura y viajes de exploración por la selva, para casi cualquier presupuesto."
NOTA: ITEP Travel, se especializa en organizar el plan de viaje ideal a Perú, con los hoteles y destinos que usted elija, ya que contamos con tarifas confidenciales y promocionales. Para recibir orientación sobre cómo organizar su paquete personalizado, por favor escríbanos.